sábado, 9 de março de 2013

A célula


As células foram descobertas em 1665 pelo inglês Robert Hooke. Ao examinar em um microscópio rudimentar, uma fatia de cortiça, verificou que ela era constituída por cavidades poliédricas, às quais chamou de células. Na realidade Hooke observou blocos hexagonais que eram as paredes de células vegetais mortas. Enquanto isso, Antonie van Leeuwenhoek (1632–1723), um holandês que ganhava a vida vendendo roupas e botões, estava gastando seu tempo livre moendo lentes e construindo microscópios de qualidade notável. Ele desenhou protozoários, tais como o Vorticella da água da chuva, e bactérias de sua própria boca. Van Leeuwenhoek foi contemporâneo e amigo do pintor Johannes Vermeer (1632-1675) da cidade de Delft que foi pioneiro no uso da luz e da sombra na arte ao mesmo tempo em que van Leeuwenhoek estava explorando o uso da luz para descobrir o mundo microscópico. Em 1838 Matthias Schleiden e Theodor Schwann, estabeleceram o que ficou conhecido como teoria celular: "todo o ser vivo é formado por células tronco". As células são envolvidas pela membrana celular e preenchidas com uma solução aquosa concentrada de substâncias químicas e substâncias físicas, o citoplasma em que se encontram dispersos organelos. As formas mais simples de vida são organismos unicelulares. As células podem também constituir arranjos ordenados, os tecidos.


Unidade funcional e estrutural

As células apresentam uma grande diversidade morfológica e funcional. As células mais simples são designadas células procarióticas  e estão representadas pelas bactérias e cianobactérias. As células com uma estrutura mais complexa, denominadas células eucarióticas, estao representadas em todos os restantes grupos de seres vivos.




















As células apresentam uma grande variedade morfológica, de acordo com o organismo a que pertencem e com a função que desempenham. 
Apesar de existirem algumas diferenças estruturais entre as células animais e as células vegetais, ambas possuem três constituintes fundamentais: a membrana, o citoplasma e o núcleo.


Sem comentários:

Enviar um comentário